Não há como negar que os animais de estimação são ótimos companheiros para crianças e adultos. Além disso, as evidências científicas estão aí para provar que os pets também são úteis para manter seus donos em forma e saudáveis.

Acredita-se que os animais de estimação aceleram a recuperação em pacientes com doenças graves. Há pessoas que pensam que ter animais de estimação em casa deixa as crianças e os idosos propensos a alergias. Mas já foi cientificamente comprovado que crianças que crescem com animais de estimação tem menor risco de alergias e asma.

Mas qual é a real importância de ter um animal de estimação em casa?

Eles são nossos grandes amigos

Animais de estimação – sejam cães, gatos ou animais pequenos como roedores e aves – são ótimos amigos para toda família. Eles são uma grande fonte de amor e amizade. Animais de estimação são seres lúdicos em casa, pois mantêm todos, jovens e velhos, felizes em casa.

Acredita-se que os idosos encontram ótimos companheiros em animais de estimação, enquanto as crianças que crescem juntas à animais de estimação são menos egocêntricas do que aquelas que não têm animais em casa. Com animais de estimação em casa, você sempre se sente apegado ao seu lar, não importa onde esteja.

Eles permitem que você faça novos amigos

Se você tem um cachorro em casa, muitas vezes você é obrigado a sair para passear com o seu companheiro todos os dias. Inicialmente, você pode não gostar da mudança na sua rotina, mas em alguns dias você começará a amar os seus passeios. Depois de começar a sair na rua ou frequentar praças e parques com seu animal de estimação, você provavelmente passará a conhecer novas pessoas. Os donos de cães costumam parar para conversar entre si nas ruas ou nos parques.

Os pets são uma excelente maneira de socializar com pessoas que não conhecemos. Para quem tem dificuldades de se relacionar com desconhecidos, eles podem ser um escudo que facilita a interação e a socialização com novas pessoas.

Eles melhoram seu humor

Após um longo dia de trabalho, é relaxante encontrar um animal de estimação todo animado ao seu lado, lambendo e pedindo para você para a brincar quando voltar para casa. Os pesquisadores mostraram que passar algum tempo brincando com o animal pode aliviar a maior parte de sua tensão e fadiga. Brincar com o animal de estimação, especialmente o cachorro, pode aumentar a atividade cerebral e aumentar o prazer e a tranquilidade. Você pode até rejuvenescer após um tempo de interação com o animal de estimação

Eles nos ensinam valores para a vida

Além de toda a diversão e felicidade que os animais trazem para dentro de casa, eles também trazem muitos benefícios educacionais para crianças e adultos. Possuir um animal de estimação permite que você e seus filhos entendam como amar, como ser responsáveis ​​e a crescer em confiança um com o outro.

Bons hábitos de alimentação e exercício físico entre você e o seu animal de estimação também podem incutir esse mesmo hábito de cuidados diários em seu filho. Com animais de estimação, as crianças também aprendem lições básicas sobre como criar um caráter forte, como a lealdade.

Eles nos ajudam a manter a forma e a saúde

Tendo um animal de estimação em casa, você é obrigado a estar sempre alerta. Não importa o quão exausto você seja em sua vida diária, você precisa se levantar e passear com seu cachorro de manhã cedo e às vezes à noite. Os animais de estimação o tornam mais ágil em casa. Eles esperam que a gente brinque com eles, e se preocupe com eles. Tudo isso não ajuda a apenas manter uma rotina diária de cuidados, mas também ajuda a manter-se saudável e em forma.

Exercício nem sempre significa ir à academia ou correr na sua. Montar um cavalo, passar um tempo perseguindo seu gato ou levar o cachorro para longas caminhadas também podem ser ótimas para nos mantermos em movimento. A inclusão de qualquer um dos exercícios com o seu pet em sua rotina pode torná-lo mais saudável. Se aventurar a se exercitar com animais de estimação também o mantém relaxado, melhorando assim a concentração e o humor.

E não estamos falando apenas da nossa saúde física. Animais de estimação contribuem para a nossa saúde emocional. Muitas vezes, são os nossos pets que são ajudam a superar momentos difíceis.

Eles ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse

Animais de estimação foram reconhecidos como os melhores remédios de estresse. Tendo um animal de estimação por perto, acredita-se que as pessoas sejam menos propensas a depressão, ansiedade e estresse. Pesquisadores sugerem que as pessoas tendem a mostrar menos estresse e ansiedade quando tem animais de estimação do que quando tem um companheiro, família e amigos.

Até mesmo cuidar e assistir um simples aquário com peixes coloridos flutuando pode ajudar alguns pacientes a reduzir seus níveis de estresse. As pessoas tendem a ser mais felizes e seguras quando têm animais de estimação para cuidar e serem mimados.

Eles fazem bem para o coração

Animais de estimação, como mencionamos, são frequentemente associados a muitos benefícios à saúde. Você pode ter um cachorro ou um gato em casa, pois ambos os animais têm muitos benefícios à saúde. Pesquisas cientificas indicam que pessoas que tem um gato em casa possuem 30% menos chances de sofrer um derrame ou problemas cardiovasculares.

Acredita-se também que os animais de estimação o ajudem a se recuperar mais rápido de ataques cardíacos e outras doenças graves. Os animais de estimação mantem você em uma rotina e brincar com eles ou tê-los nas proximidades pode ajudar a estimular sua mente, o que o torna menos propenso a depressões e pensamentos de dor associados a doenças crônicas.

E se você escolher ter um cachorro provavelmente vai precisar seguir um Guia de passo a passo de como educar o seu cachorro, e isso eu tenho certeza que posso te ajudar.

Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *